A manutenção elétrica em condomínios engloba inúmeros sistemas e equipamentos, são eles: Grupos-geradores; casas de força em alta tensão; instalações elétricas de baixa tensão, sistemas de aterramento e de proteção de estruturas contra descargas atmosféricas, motores elétricos, e painéis de comando.
Um condomínio para ter uma instalação elétrica segura, econômica e confortável, precisa de uma gestão energética que busque soluções inteligentes, e com relação custo-benefício balanceada. Com este objetivo, revisões periódicas, instalação de equipamentos para maior economicidade, políticas educativas para funcionários e moradores, são ações imprescindíveis à administração condominial.
O trabalho de um profissional qualificado na área de eletrotécnica é crucial para uma manutenção e gestão energética competentes. O profissional em eletricidade deve, desta forma, respaldar todo e qualquer serviço nas normas técnicas vigentes, com vistas a realizar o trabalho com segurança e qualidade. São diversas normas técnicas imprescindíveis na manutenção elétrica condominial, dentre as quais destacamos:
NBR 5410 - Instalações elétricas de baixa tensão
NBR 5419 - Proteção de estruturas contra descargas atmosféricas
NBR 5413 - Iluminância de interiores
NBR 14039 - Instalações elétricas de média tensão (condomínios com subestação abrigada)
NBR 10576 - Acompanhamento de óleo mineral em equipamentos elétricos (condomínios com subestação abrigada)